Oleorresinas , óleos essenciais e resinas no trabalho artístico

 

 

 

 

Oleorresinas

Terebentina de Veneza

982_350

É um liquido viscoso e amarelo que difere da vulgar terebentina .Solúvel em álcool , éter , acetona e terebentina , mas só em parte solúvel no petróleo hidrocarbonico .

Quando purificado deixa de mostrar a sua tendência para escurecer a pintura e produzir craquelee  , porém misturado com um óleo fixo ou de petróleo torna-se muito coeso .

Terebentina de Estrasburgo

Mais branca que a de Veneza e rara de obter , tem qualidades protetoras conservando pigmentos .

Bálsamo do Canadá

Assemelha-se a terebentina de estrasburgo .

Óleos essenciais

Óleo de terebentina

A melhor terebentina obtém-se por destilação aquosa . A qualidade inferior é a destilada a vapor e feita de raízes , toros ou tocos e é conhecida por terebentina do bosque . Pode comprar-se o óleo de terebentina como “essência de terebentina” , “terebentina destilada” , “terebentina rectificada” , “terebentina destilada” . Usa-se para adelgaçar a tinta de óleo como solvente para vernizes de resina .

Óleo de Alfazema

Era usado por artistas a quem a terebentina causa-se dor de cabeça devido ao cheiro forte . Pode usar-se e um agente de cera/alfazema com tintas de óleo quando se deseja uma aparência mate . Algumas receitas de têmpera como gema de ovo e óleo de linhaça recomendam o emprego de óleo de alfazema .

 

Óleo de cravo (cravo da índia)

Tem propriedades anti-sépticas e funciona como protetor e odorizante na pintura a aguarela .

Tem sido utilizado também como retardador de secagem , permitindo a continuação do trabalho no dia seguinte . Todavia pode ser prejudicial , pois tem forte efeito solvente e escurece as tintas .

Óleo de pinheiro

Serve para retardar a secagem dos óleos e pode adicionar-se a tintas de caseína ou a emulsões de tempera como conservante ou aromatizante .

Óleo de tomilho

Usa-se como conservante para algumas aguarelas e como desinfectante nas costas do cartão em desenhos emoldurados para evitar o bolor.

Resinas

Dâmar

Considerada a melhor resina para envernizar é em geral dissolvida em terebentina .

Pode descolorir dando á pintura um tom de galeria , o que pode acontecer dentro de 50 anos ou antes se forem usadas resinas impuras .

Mástique

É solúvel em terebentina , álcool e hidrocarbonetos aromáticos e foi usado como verniz para pinturas , mas amarelece fortemente e escurece com a idade . Já não se utiliza diluentes para a pintura a óleo .

Sandáraca

Tem propriedades semelhantes ao mástique mas mais dura . Usa-se dissolvida em álcool , como verniz de retoque mas é extremamente friável e torna-se escura e avermelhada com o tempo .

Goma-laca

Dissolve-se normalmente em álcool e usa-se para polimento , lacagem de metais , etc .

Insolúvel em terebentina , foi usada também para eduzir a absorção de painéis de gesso e como fixativo de pastel e isolador na pintura a tempera .

Tratado com alcali tora-se solúvel na água e por isso usada para ligar tintas de desenho .

 

 

0 comentários:

Enviar um comentário