Há muito que se fala da crise da água no planeta e do que precisamos de fazer para isso , para que essa crise não se agrave mais do que aquilo que já ocorre atualmente.
É de conhecimento geral que o recurso água , tão primordial a todas as formas de vida no planeta é finito e escasso . Apesar de vivermos num planeta coberto por 75% de água , a realidade é que apenas 3% são de água doce .Muitos poderiam dizer que chegaria , mas a realidade é que esses 3% não são propriamente 3% e isto em função da sua distribuição .
Dentro desses 3% temos água acessível e não acessível .
Ora vejamos de água acessível temos apenas 0.25% desses 3% que se encontram nos rios , lagos , lençóis de água superficiais e atmosfera .
Os restantes 99.75% estão distribuídos nas geleiras , calotas polares e lençóis freáticos profundos .
Apesar da quantidade de água ser constante no planeta devido ao seu ciclo de renovação , a verdade é que a procura por este recurso aumenta e os comportamentos de desperdício , poluição faz com que a escassez deste aumente drasticamente e num ritmo insustentável .
A quantidade de pessoas sem água potável no mundo segundo estatísticas da ONU pode chegar a 2.7 bilhões em 2025 , caso o consumo se mantenha no mesmo ritmo atual .
As regiões que correm mais riscos são as semi-áridas da Asia e parte de África ao sul do deserto do Sahara . Porém não pára por aqui , segundo a Comissão Económica da ONU pelo menos 120 milhões de pessoas na Europa ainda não tem acesso a água potável e saneamento básico .
Os números da crise da água no mundo atualmente :
Sem água potável: 1.1 bilhões
Sem saneamento básico:2.5 bilhões
Mortes por consumo de água contaminada : 5 milhões
Quanto á situação no Brasil um dos países com maiores recursos hídricos no mundo , a quantidade de água distribuída cresceu cerca de 30% , mas dobrou a proporção de água sem tratamento de 3.9% para 7.2% .
O Brasil concentra 12% da água doce do mundo , no entanto a poluição e o uso inadequado comprometem e muito esses números nas mais diversas áreas do país .
O desperdício do sistema publico de água é de 45% , um número elevadíssimo , tendo em conta a importância deste recurso .
Baixa eficiência das empresas que regulam a distribuição da água , associado á poluição ,falta de saneamento básico , vazamentos e roubos (os tais dos “gatos”) causa um desperdício entre 40 a 60% .
64% das empresas não coletam o esgoto gerado e 90% dos esgotos domésticos e 70% dos desperdícios industriais são descarregados nos rios e afluentes , águas litorais sem qualquer tipo de tratamento causando um impacto negativo inimaginável e perigo para a saúde publica gravíssimo .
As fotos representadas ai em cima são do ribeirão que tem junto do meu bairro e divide dois bairros residenciais classe média no Brasil .
Apenas 0.1% do esgoto de origem doméstica é constituído por resíduos de ordem física/biológica/química , o restante é água , no entanto o contacto com afluentes contaminados por estes e sua ingestão é responsável por cerca de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares .
No Brasil produz-se 8.4 bilhões de litros de esgoto , no entanto 5.4 bilhões apenas recebem tratamento , isto segundo a pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil com o apoio do Sistema Nacional de informação sobre Saneamento (SNIS) – pesquisa elaborada entre 2003 e 2007 .
O saneamento básico é algo indispensável para evitar o comprometimento dos recursos hídricos disponíveis e garantir um abastecimento com qualidade de água .
No entanto por ser de responsabilidade dos municípios e os custos envolvidos serem elevados algumas das principais obras sempre foram administradas por órgãos estaduais ou federais e quase sempre restritas a soluções para o problema das enchentes .
Em virtude disto vou deixar aqui algumas dicas de como poupar tão precioso recurso , primordial não´só ao nosso bem estar mas essencialmente á nossa existência .
Como poupar água :
No banheiro
- Tomar banhos rápidos. Um banho de imersão gasta cerca de 180 lt de água , um duche de 5mnt apenas 60 lt . Enquanto ensaboa desligue o chuveiro .
- Enquanto escova os dentes ou se barbeia mantenha a torneira fechada , abra somente quando for realmente necessitar da água .
- Não transforme a sanita em recipiente de lixo, cabelos , papeis , cigarros bem apagados deposite-os na lixeira.
- Se o autoclismo perder água , mande logo concertar.
- Alguns autoclismos permitem interromper a descarga completa permitindo a poupança de cerca de metade do volume de escarga . Já existem também no mercado modelos de descarga dupla , meio volume e volume inteiro .
Na cozinha
- Cozinhar a vapor
- Antes de lavar pratos , tachos , panelas limpe-os com um papel . Se necessário deixe-os de molho .
- Não lave louça em água corrente.
- Não lave louça peça a peça . Junte-a e lave 1 a 2 x por dia.
- Se tiver maquina de lavar louça não a ponha a trabalhar sem a carga estar completa . Quando ela liga consome de 25 a 60 lt de água.
- Quando cozer legumes utilize apenas a água suficiente para o cobrir e mantenha a panela tapada , os legumes cozem mais rápido , poupa água e energia .
No jardim
- Utilizar sistemas de rega gota a gota (gastam apenas 150lt/m2 ao contrario dos 400lt ao ano pelo aspersor
- Utilizar água da chuva para fins que não requeiram água potável .
- há plantas que necessitam de pouca água , evite rega-las sem necessidade . Regar de manhã ou á noite é poupar água que se perde com o calor ou o sol .
- Evite o uso de fertilizantes em gramas.Essa aplicação aumenta a necessidade de água .
- Tenha plantas nativas ou tolerantes á seca , gramíneas , forrações , arbustos e árvores não precisam de ser regados tão frequentemente .
- Água usada para lavar fruta e legumes , bem como o que sobra da limpeza de aquários da para fazer a rega de uns vasos.
Na manutenção da casa
- Torneiras com cartuxos de duplo caudal e redutores de fluxo , permite uma boa poupança .
- Aproveitamento das águas cinzentas para tratamento e reutilização.
- Maquina de roupa consome de 60 a 90 lt por lavagem , use apenas com a carga máxima . Para pouca roupa , ou roupa diferenciada lave na mão e utilize depois a água para lavar chão por exemplo.
- Se uma torneira pingar , fecha-a bem , se estiver avariada mande logo concerta-la . Poupará 25 lt por dia .
- Cano rebentado , feche o registo da água imediatamente e chame o canalizador .
- Considere o uso de lavagem automática do carro , usam essencialmente água reciclada , se o fizer em casa , prefira um balde e esponja.
- Evite a instalação de ornamentos em que usem água como fontes por exemplo , a não ser que a água seja reciclada.
- Crie consciência nos seus filhos da necessidade de conservação .Evite a compra de brinquedos de água que requerem um fluxo de água constante .
- Instale arejadores ou economizadores nas torneiras , estes reduzem o fluxo do caudal de água , mantendo a pressão , limitando para apenas 6 lt por minuto ou menos .
- Varra sempre o chão antes de o lavar . Poupa-se muita água.
- Recolha água da chuva para lavar quintais, regas etc…
- Verifique o isolamento térmico do sistema de distribuição de água quente . Evita o desperdício de água e de energia enquanto espera que a água aqueça . Enquanto não aquece recolha essa mesma água num balde que pode ser sempre usada para outro fim .
- Aplique coberturas sobre piscinas , reduz a perca de água por evaporação em cerca de 90% uma média de 3800 lt por mês .
- Não lave a sua calçada com mangueiras ou água , varra e junte o lixo num saquinho .
Outros métodos de poupança
- Relate ás autoridades que fazem a gestão da água no seu distrito todas as perdas de água significativas , rupturas , hidrantes abertos etc…
- Nunca despeja óleos de cozinha no ralo de sua cozinha (pode-se fazer sabão de ótima qualidade com ele , minha sogra tem a receita e postarei aqui em breve com certeza).
- Restos de produtos de bricolage (tintas , vernizes e diluentes ) tão usados por nós artesãos devem ser aproveitados ao máximo e levar as sobras para o ecoponto mais próximo , á falta deste , verta os restos para folhas de jornal e jogue no lixo ( um só milímetro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água potável ).
- Usar produtos de limpeza amigos do ambiente com teor reduzido de fosfatos e outros químicos poluentes responsáveis por contaminar rios e lagos . Utilize também apenas as quantidades necessárias.
- Usar papel reciclado é uma maneira de poupar água também , pois a sua produção requer muito menos consumo de água que a produção de papel novo, e envia menos contaminantes para águas residuais . Não use papel higiénico de cor .
Fontes de pesquisa :
www.slideshare.net/jonibete/10-maneiras-mais-faceis-de-poupar-gua
www.ambientes.ambientebrasil.com.br
0 comentários: