A minha pintura a óleo

As mulheres

As mulheres sempre foram motivo de inspiração , não adianta negar , e não porque eu seja uma feminista convicta ou algo do género , é porque temos magia , seja no acto de concepção materna , no cuidar da família , nas mil e uma coisas que fazemos ao mesmo tempo e sempre com aquele ar terno , conseguimos ser tudo em um , desde a guerreiras destemidas a seres frágeis precisando do conforto a quem não é vergonha derramar uma lágrima , e por isso tudo adoro ser mulher e adoro pinta-las .

Deixo aqui algumas pinturas , não todas pois o post tornar-se-ia muito longo , mas irei deixando aqui aos poucos , varias pinturas que tenho feito em homenagem as mulheres do mundo .

a mae 

“A Mãe” pintura a óleo e pastel executado em 8/2008 e tem 90x70 cm .

Um dos meus favoritos e começo com este pois não há mulher mais importante que nossa mãe ,aquela que nos concebe , cria e acarinha até ao fim de seus dias .

11.elas

“Elas” pintado em 7/2007 tem 40x30cm

012, mulher a guardar roupa

“Mulher a mexer no baú”  feito em 07/2007 tem 40x30 cm

018.o cair da mascara50.40

“O cair da máscara” feito em 12/2007 tem 50x40 cm.

046.curvadasobresimm.90.60

“Curvada sobre si mesma” executada em  3\2009 tem 90x60 cm .

028.mulherasercoberta.50.40

“Mulher a ser coberta” executado em 3\2008 tem 50x40 cm

Espero que gostem , trarei ais de minhas pinturas inspiradas nesse grande ser que é a mulher .

Mafalda Marques

 

A minha pintura a óleo

Inspirações de África

014.africaparaquando.40.30

“África para quando?” uma pintura a óleo executada em 06/2007 tem 40x30 cm , um tributo a África qua não se encontra mais comigo .

 

021.contemplação70.55 

“Contemplação” uma pintura a óleo executada em 01/2008 tem 70x50 cm inspirada numa tribo africana que pintavam os corpos com cal branco , infelizmente não me recordo mais o nome (tenho que ir pesquisar Sorriso ) .

05.tuaregue

“Tuaregue” esta pintura é bem antiga , 2/2007 a data dela , a representação de uma tribo do deserto que sem duvida me fascina .

013.mulhernativa

“Mulher nativa” pintado em 7/2007 tem 40x30 cm e foi pintada não com pinceis mas com os dedos .

059.adeusa.50.70

“A Deusa” pintado em 12/2010 , tem 50x70 cm e ainda me acompanha , uma pintura que muito me agrada , uma maneira de representar antigos cultos e um pouco do misticismo desse grande continente.

natal e varias 087

“Guerreiro Massai” executado em 3/2007 tem 40x30 cm  e meu pai ficou-me com ele , como apaixonado por terras de África como ele é .

 

Espero que tenham gostado ,

Mafalda Marques

Minha pintura a óleo

 

 

06.beetle120.70

“Beetle” é o nome desta pintura , foi inspirada num escaravelho e uma tentativa frustrada a meu ver de tentar fazer um abstrato.Foi baseado no desenho abaixo e foi feito com óleo e pastel . Executado em 3/2007 tem 1.20x0.60 mt.

099

Desenho feito com carvão de salgueiro .

Reciclar sapatos

 

 

005

E que tal usar desta maneira os sapatos acabados sem mais concerto dos nossos filhos? Criança acaba com o calçado que é uma beleza e eu sem vasos para por as minhas mudas , pensando em por elas em pet …quando navegava pela net e vi uma ideia similar …bem no chão e eu não posso ter plantas no chão ,  pois tenho uma cachorra a Neguinha que é hiperactiva e adora devorar minhas plantinhas A solução para isso foi um suporte que fiz para os sapatos como podem ver com a lateral de uma caixa de fruta devidamente envernizada,  prendi-os lá  e pus na parede lá no alto , fora do alcance da minha cachorrinha .

Eu acho que ficou uma gracinha e já tenho mais sapatos á espera de novas mudas .

Espero que gostem ,

Mafalda Marques

 

 

 

 

Oleorresinas

Terebentina de Veneza

982_350

É um liquido viscoso e amarelo que difere da vulgar terebentina .Solúvel em álcool , éter , acetona e terebentina , mas só em parte solúvel no petróleo hidrocarbonico .

Quando purificado deixa de mostrar a sua tendência para escurecer a pintura e produzir craquelee  , porém misturado com um óleo fixo ou de petróleo torna-se muito coeso .

Terebentina de Estrasburgo

Mais branca que a de Veneza e rara de obter , tem qualidades protetoras conservando pigmentos .

Bálsamo do Canadá

Assemelha-se a terebentina de estrasburgo .

Óleos essenciais

Óleo de terebentina

A melhor terebentina obtém-se por destilação aquosa . A qualidade inferior é a destilada a vapor e feita de raízes , toros ou tocos e é conhecida por terebentina do bosque . Pode comprar-se o óleo de terebentina como “essência de terebentina” , “terebentina destilada” , “terebentina rectificada” , “terebentina destilada” . Usa-se para adelgaçar a tinta de óleo como solvente para vernizes de resina .

Óleo de Alfazema

Era usado por artistas a quem a terebentina causa-se dor de cabeça devido ao cheiro forte . Pode usar-se e um agente de cera/alfazema com tintas de óleo quando se deseja uma aparência mate . Algumas receitas de têmpera como gema de ovo e óleo de linhaça recomendam o emprego de óleo de alfazema .

 

Óleo de cravo (cravo da índia)

Tem propriedades anti-sépticas e funciona como protetor e odorizante na pintura a aguarela .

Tem sido utilizado também como retardador de secagem , permitindo a continuação do trabalho no dia seguinte . Todavia pode ser prejudicial , pois tem forte efeito solvente e escurece as tintas .

Óleo de pinheiro

Serve para retardar a secagem dos óleos e pode adicionar-se a tintas de caseína ou a emulsões de tempera como conservante ou aromatizante .

Óleo de tomilho

Usa-se como conservante para algumas aguarelas e como desinfectante nas costas do cartão em desenhos emoldurados para evitar o bolor.

Resinas

Dâmar

Considerada a melhor resina para envernizar é em geral dissolvida em terebentina .

Pode descolorir dando á pintura um tom de galeria , o que pode acontecer dentro de 50 anos ou antes se forem usadas resinas impuras .

Mástique

É solúvel em terebentina , álcool e hidrocarbonetos aromáticos e foi usado como verniz para pinturas , mas amarelece fortemente e escurece com a idade . Já não se utiliza diluentes para a pintura a óleo .

Sandáraca

Tem propriedades semelhantes ao mástique mas mais dura . Usa-se dissolvida em álcool , como verniz de retoque mas é extremamente friável e torna-se escura e avermelhada com o tempo .

Goma-laca

Dissolve-se normalmente em álcool e usa-se para polimento , lacagem de metais , etc .

Insolúvel em terebentina , foi usada também para eduzir a absorção de painéis de gesso e como fixativo de pastel e isolador na pintura a tempera .

Tratado com alcali tora-se solúvel na água e por isso usada para ligar tintas de desenho .

 

 

Desenho

 

recortado da bia com 2 meses

Este desenho eu fiz ele da minha filha mais velha ainda bebé numa folha A2 , quanto á data algures em 2008.

Foi feito com lápis gráfico desde o 2H ao 6B .

2-12-2008 038 

Esta foto é das primeiras fases do desenho , dai ver-se tão mal , pois ainda só ia na escala  dos lápis H , os primeiros traços antes de começar a definir as sombras .

Espero que gostem ,

Mafalda Marques

A minha pintura a óleo

 

 

 

 

010.portal90.60

Esta pintura é uma das favoritas de minha filha , não me deixou vende-la , ´veio connosco para o Brasil e está atualmente na minha parede .

Chama-se “Portal”  foi feita em 04/2007 e tem 90x60cm .

Tem um significado esotérico mas acho que isso pode ficar ao encargo de cada um Sorriso .

Executei estudos para este quadro a nível de desenho e até mesmo pintura .Infelizmente não os tenho mais comigo e as fotos acho que ficaram no meu ultimo pc que pifou e não me deu a oportunidade de passar os ficheiros para o disco externo então não poderei aqui postar para grande pena minha.

Espero que gostem,

Mafalda Marques.

 

A minha pintura a óleo

 

 

019.aviagemdebaco.50.40

“A viagem de Baco” feito em 12/2007 , têm 50x40 cm

Foi uma pintura inspirada na imigração em Portugal nos anos 50 , baseada nas conversas que ouvia em criança na tasca ao lado da horta que meu pai cuidava , ninguém ali era de Lisboa , todos da província vindos para a grande cidade , incluindo meu pai .

125

Este desenho é um estudo no qual baseei a pintura feita acima .

Espero que gostem ,

Mafalda Marques.

A minha pintura a óleo

02.ciume100.80

Esta pintura é de extrema importância para mim já que foi a primeira que fiz já sem a intenção de parar .

Chama-se “Ciúme” e tem 1x0.80mt .

Esta não teve um desenho prévio , foi desenhada direto sobre a tela sem qualquer estudo prévio.

Espero que gostem ,

Mafalda Marques

As minhas pinturas a óleo

Esta pintura chamei-a de “Castelos de água” foi pintada em 11/2006 têm 1x0.80 mt e foi baseado num desenho que eu fiz quando tinha 15 anos e remexendo no baú acabei achando ele e desenvolvendo esta ideia . O desenho já não o tenho mais comigo e acabei não tendo a oportunidade de o fotografar .

03.castelosdeagua100.80

Um tributo á água , sem ela não há vida .

Espero que gostem ,

Mafalda Marques

As minhas pinturas a óleo aqui no blog

Decidi passar para aqui as minhas pinturas que se encontram no blog http://rectangulodarte.blogspot.com não só para poder gerenciar melhor todo o meu trabalho num unico blog mas também porque aqui abordo temas relacionados com a pintura a óleo como materiais e outros diversos ligados as belas artes .Com tanta coisa que já faço gerenciar dois blogs estava a tornar-se dificil se não mesmo impossivel .

E seja na pintura a oleo ou artesanato não deixa de ser formas de arte , pois a criatividade é o mais importante e jamais deve de ser contida .Como tal juntei e misturei tudo .

Por isso venho-vos apresentar esta tela . Não foi a primeira , mas acho que das poucas que me sobraram nas mãos para ser fotografada dentro das primeiras a ser executada .Nesta altura ainda nem levava a coisa a sério .

Pintava pela simples necessidade de ofazer , uma coisa absurda que parece que sufoca a gente e num impulso saia destas coisas , feita praticamente sem materiais e sem qualquer estudo sobre o assunto . Quando pintei este quadro usei tudo o que tinha na altura que pudesse servir para o efeito , dois miseros pinceis gastos e já meio esfarelados e restos de tudo quanto era tinta que achei pela casa e foi pintado em cima de um lençol sem qualquer tipo de primário , na altura nem sabia que isso existia rsrsrs .

Saiu o “Mil e uma mulheres” feito em 12/2005 , 90x65 cm

01.mil e uma mulheres92.67  

 

Espero que gostem ,

Mafalda Marques

DSCF2341  DSCF2343

Quando decidi fazer esta capa , eu estava literalmente enrascada com tantos desenhos das minhas filhas fora os riscos que vou usando e já sem mais capas para poder usar , estão todas a abarrotar .E verdade seja dita não quero deitar fora os desenhos e não quis gastar rios de dinheiro em capas quando tenho tudo á mão sem gastar quase nada para poder fabricar uma capa bonita na quantidade que me fizer falta .

Materiais :

  • Cartão
  • Cola de tecido
  • Pincel
  • Tesoura
  • X-acto
  • Máquina de costura
  • Elástico – 30 cm
  • Tecido

 

Procedimento

Molde e medidas

001

Corta-se num pedaço de cartão um rectangulo de 48 por 30 cm .

DSCF2332

Corta-se o tecido interior na mesma medida do cartão e o exterior com uma margem maior .Medidas acima .

DSCF2333

Cola-se o tecido que vai ficar na parte interna da capa e enquanto seca , passa-se á parte externa.

DSCF2334

No tecido que vai ficar no exterior , faz-se uma bainha na máquina de costura e faz-se uma capa para cobrir o elástico.

DSCF2335

Aplica-se o elástico no tecido naquela que será a parte traseira da capa .

 

DSCF2336

Logo em seguida , passa-se a cola sobre a parte externa do cartão e estica-se bem o tecido sore este para que não fiquem vincos no tecido.

DSCF2337

Já na parte interior , passa-se cola nas beiradas e faz-se as dobras nos cantos até estar tudo arrematado .

DSCF2338

DSCF2339

Deixa-se secar aberta , bem esticadinha e de preferência até com um peso em cima .

DSCF2340

Depois de seca , é só usar e guardar os desenhos favoritos .

DSCF2341

Espero que gostem .

Mafalda Marques



thumbnail
O óleo de linhaça é um óleo secante muito usado pelos artistas para as suas pinturas como também por artesãos .
É extraído das sementes maduras do linho.
Ele não seca por evaporação , mas forma camadas secas e sólidas pela absorção de oxigénio .Os óleos secantes tem quatro finalidades :
  1. Protegem as partículas do pigmento ligando-as numa camada envolvente.
  2. Compreendem o meio em que as cores podem ser aplicadas.
  3. Atuam como adesivo que liga o pigmento ao suporte.
  4. Contribuem para o efeito visual da pintura , salientando a profundidade e a tonalidade da cor .

É o ácido linoléico que dá ao óleo mais propriedades de secagem , mas também de amarelecimento .
Processamento do óleo de linhaça cru para a pintura:
Óleo polimerizado (óleo estacionário)
O óleo de linhaça estacionário é útil para diluir tintas . Este obtém-se por aquecimento a uma temperatura pré determinada sem contacto com o ar , até alcançar a viscosidade requerida . Este óleo quando diluído com terebentina ou white spirit dá a tinta a excelente propriedade de fluidez e equilíbrio .Seca lentamente , mas depois de seco amarelece menos e é mais flexível do que o óleo cru .
Branqueados e engrossados pelo sol
Estes sofrem polimerização por oxidação e secam mais depressa do que os estáveis . Os branqueados pelo sol são há séculos usados pelos artistas.O método de produção consiste em agita-los com igual quantidade de água e expô-los ao sol em tabuleiros rasos e cobertos. O óleo e a água devem ser misturados todos os dias durante uma semana e depois deixa-los repousar algumas semanas até se obter a viscosidade requerida .Filtra-se então o óleo e separa-se da água e está pronto para uso . O sol apenas branqueia o fugidio material colorido e não afeta o amarelecimento da idade .
Óleos fervidos e soprados
Os óleos fervidos são óleos aquecidos a presença de secantes . Não são recomendados pois já deterioraram pinturas no passado .Os óleos soprados , polimerizados por aqueci8mento em presença de ar , são por vezes usados como alternativas aos óleos processados ao sol , se for curta a exposição .Obtém-se assim secagem mais rápida do que com os estáveis , aquecidos na ausência de ar , mas com propriedades semelhantes .

Fonte de informação:
Manual prático do artista de Ray Smith




Como fazer oilcloth

 

O oilcloth consiste basicamente na preparação de um tecido para ser relativamente impermeabilizado .

Antigamente feito com tecidos de linho ou algodão que levavam um tratamento feito á base d óleo de linhaça .

Eram muitas vezes tingidos e pintados antes ou durante o tratamento , e eram mais frequentemente usados como toalhas de picnic devido á sua durabilidade e relativa prova de água .

O autêntico oilcloth é amigo do ambiente , é biodegradável e feito de um produto biológico que acabou substituído por volta de 1950 pelos produtos de vinil .

 

Material necessário para preparar o seu próprio oilcloth

  • Tecido de algodão ou linho
  • Tintas de óleo ou acrílico (conforme a preferência)
  • Pinceis para as tintas e para a aplicação do óleo.

 

Modo de preparo:

  • Concelho: trabalhe numa área ventilada e use luvas preferencialmente.
  • Estique o tecido numa superfície plana de maneira a que fique devidamente esticado.
  • Use as tintas para fazer a pintura que mais lhe agradar.Deixe-a secar devidamente .
  • Após as tintas estarem devidamente secas cubra o tecido com óleo de linhaça , esticando com o pincel o melhor que conseguir de maneira a deixar uma fina camada uniforme . O tecido deverá ser deixado a secar por uns dias , eu deixo cerca de 3 a 4 dias.
  • Repita este mesmo processo por mais 4 vezes , deixando secar a cada nova camada . O intervalo de secagem do óleo tornar-se-á cada vez mais curto a cada nova camada sobre o tecido .
  • Após o período de secagem  retire da área onde se encontra esticado e embainhe as beiras do tecido .

 

Para fazer a lavagem deste tipo de material aconselho a lavar á mão , pode usar o detergente normal , apesar que prefiro usar o sabão neutro ou o azul e branco e uma escova , é de fácil limpeza . Preferível secar a sombra para que o sol não amareleça mais rapidamente o oilcloth .

 

Alguns exemplos de imagens feitas por mim com esta técnica para os mais variados usos :

 

022           014

Esta imagem fiz ela e apliquei numa almofada , e tal como esta várias outras que complementei com bordados e outros adornos para vários trabalhos .

039         trabalhos 003

 

019        020    025     029 (2)

033  037