“A Flor”
200x90 cm Óleo e acrílico .
Esta pintura é especial , encomenda especial para a sala da minha prima !
Como fotografei muitos momentos da pintura resolvi mostrar algumas coisas que por aqui fiz .
Fiz o desenho da flor e apliquei as primeiras camadas de tinta .
Por escolha de materiais optei por usar acrílico para o fundo e para a flor óleo .
Uma imprimatura ocre para o fundo e na flor o óleo diluído na terebintina .
Logo me dediquei a fazer o fundo , uma patina arredondada , lembrando cornucópias com uma patina de ocre e castanho terra .
Aqui a patina já completa , agora só falta a flor .
Começamos a administrar a pintura .Comecei pelo centro , muito mais detalhado que as pétalas .Compondo com cores como o verde alface , amarelo limão e o terra sombra e um pouquinho de amarelo índio..
Do centro expandi a pintura para as pétalas .
Nesta fase da pintura das pétalas foi importante a suavização dos contornos e fazer a união das duas cores , amarelo e vermelho de maneira a atenuar as misturas .
As porções da mistura entre as duas cores exercem o seu impacto sobre o trabalho final . No caso da flor usei menor quantidade de vermelho que amarelo para conseguir o degrade ideal para a flor .
Sobre os amarelos apliquei um branco para fazer sobressair os pontos de luz e o amarelo índio para sobressair os pontos escuros e dar um sensação de curvatura e volume das pétalas .
No centro mais escuro apliquei o violeta e com pincel misturei diretamente na tela sobre o vermelho para fora de acordo com o que estava na imagem .
Fiz o mesmo procedimento para todas as pétalas das duas flores administrando o colorido de acordo com a imagem que me foi dada .
Apliquei os pontos escuros em tom verde sapo bem concentrado .
Na flor ainda fechada e folhas defini a pincel com uns simples riscos os pontos escuros e claros .
Trabalhei com o verde sapo e o branco e suavizei os contornos . O grau de abrandamento desejado dita o tipo de pincel a usar .
Para uma modificação pequena um pequeno pincel pontiagudo de preferência de pelo macio ou marta . Humedece-se a ponta do pincel na terebintina e pincela-se ao longo da junção das duas cores a juntar como no caso do centro da flor.
Os filbert espatulados são bons para trabalhos de média escala , como o que usei na junção dos amarelos e vermelhos e no verde e branco da flor ainda fechada e folhas .
Para trabalhos muito grandes já será mais adequado um pincel de cerdas espatulados larguinhos .
No caso das cornucópias , para facilitar aquele efeito usei um pincel leque misturador em pelo de marta , para dar mais suavidade quando a tinta se espalha na tela , o de cerdas deixa sempre alguns risquinhos que nem sempre são desejados .
No fim só foi preciso assinar e confesso que até orgulhosa do trabalhinho . Gostei muito de o fazer , tal como todos os outros .
Um bom fim de semana a todos .
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