Reutilização , o segundo dos três R’s

A reciclagem é fundamental nos dias de hoje e com a quantidade de papel que usamos para os mais variados fins e a quantidade de arvores que são exploradas desnecessariamente para a produção do papel é sempre de cortar o coração .

É necessário mudar alguns comportamentos , pôr nos recipientes para o efeito é uma delas , outra é a reutilização .

imagesCAEJSXBY

As pessoas tem tendência a confundir os conceitos . Reciclagem é uma coisa e reutilização é outra , e passo a explicar :

Reciclagem consiste na transformação de um determinado tipo de produto em outro completamente novo , uma garrafa pet vai para o centro de reciclagem e pode ser transformado em fio para tecelagem , e outros plásticos , até mesmo outras garrafas pet , transforma uma garrafa de vinho em um frasco para salsichas por exemplo .

Reutilização consiste no aproveitamento de um objecto que cumpriu aquilo a que estava destinado para o efeito e vai ser aproveitado para outro fim como por exemplo o papel de revista , jornal e publicidade que transformo em cestos para as mais diversas utilidades , material esse que chegando ao seu fim de vida poderá ser reciclado e posto nos centros de recolha . Mesmo uma garrafa de vinho que consumimos ao jantar pode ser reutilizada para engarrafar licores que eu adoro fazer , sempre que me trazem uma boa aguardente lá da terra ,inclusive bem me lembro de ser pequena e de ver nas adegas centenas de garrafas de vidro que eram reaproveitadas ano após ano pelas gentes do campo para engarrafar o fruto das novas vindimas , mas não dá para fazer só isso , as utilidades são imensas .

Um frasco de vidro pode ser aproveitado na cozinha para compotas e geleias , vasos para ervas aromáticas , separar botões ou artigos de costura , parafusos ,esse tipo de miudezas , coisas do dia a dia que utilizamos na nossa vida diária .

025

Esta garrafa foi oferecida ao meu marido , é uma garrafa de wisky em que foi inserida uma escadinha em madeira de carvalho dentro dela . Segundo meu marido me falou (nunca tentei fazer!) a escadinha é feita por inteiro fora da garrafa , após isso a madeira é fervida até ficar flexível , a escada é como que inclinada pelos degraus de maneira a entrar lá dentro e é ajeitada com pinças para ficar direita já lá dentro antes da madeira arrefecer. É usada para dar um gosto diferente ás cachaças e aguardentes .

O fim do Verão trás sempre os produtos da terra para a cidade , e ganhei uma garrafa pet cheia de aguardente. E aproveitei para fazer um licor de café .

Para o licor de café usei :

  • 500 g de açúcar
  • 1/2 lt. de café
  • 1/4 lt. de água
  • 1/2 lt. de aguardente
  • 1 pitada de canela

Preparei o café .

Num tacho juntei a água e o açúcar e deixei ferver até estar em ponto de pérola sempre mexendo .

020

Após estar pronto adicionei o café , 1 pitada de canela e a aguardente .

Como a aguardente era um pouquinho forte , deixei ferver um pouco o preparado .

023

Após arrefecer coei para não deixar passar a canela para a garrafa e foi só engarrafar numa ex-garrafa de vinho já decorada para receber o licor e ficar de acordo na garrafeira .

022

Ou então porque não arte de rua , estas imagens abaixo fotografei nos Restauradores ,Lisboa .São estatuas feitas com plástico derretido , infelizmente não consegui por falta de tempo fotografar todas elas , mas consegui pelo menos registar o exemplo.

013 014 017

E que falta faz um pouco de cor a esta terra do fado , que insiste em viver um triste destino .

Aqui por casa vou também reutilizando , as folhas de publicidade , os jornais acumulam muito rápido . Então vamos transformando em utilidades com alguma estética para organizar material que uso no meu dia a dia .

014

017

Aqui fiz um cestinho bonitinho para guardar os novelos de trapilho que andavam metidos dentro de um saco , ainda assim sobrou para fazer mais umas coisinhas .

009

Este foi para guardar pequenas sobras do trapilho , pedaços pequenos que já tenho em mente de como aproveita-los em trabalhos posteriores .

E deste jeito vamos ajudando a preservar!

1 comentários:

Enviar um comentário