Reformar em vez de deitar fora !
Até mesmo para quem quer mudar a cara da casa gastando o menos dinheiro possível !
Tenho imensos livros rasurados , bem antigos e a cor do papel realmente é muito bonita , tenho aproveitado esse material disponível para decorar as mais variadas peças e o efeito é sempre muito bonito .
Aproveitei mais uma vez para decorar este baú , uma oferta de uma das minhas tias . Confesso que é uma peça de mobiliário que me fascina muito. Este baú já conta com mais de 100 anos e veio de Moçambique durante a fuga de várias famílias na altura de uma guerra triste e como todas as guerras sem sentido .
O baú foi um dos primeiros moveis a serem utilizados na Europa medieval . Eram usados para de tudo um pouco , não só para guardar e proteger objectos valiosos como também para assentos , mesas e até camas .
Este é o baú , que como dá para ver já faz também muito tempo que o venho alterando. E como dá para ver também precisa já de um bom reparo , para alem de não combinar com a decoração que disponho actualmente a fechadura esta com problemas de pontas nos ferros , algumas madeiras que precisam de ser coladas e pregadas e uma nova decoração em cima .
Como mencionei atrás decidi usar livros para forrar o baú .
Passei uma lixa bem áspera pelo baú todo ,limpei e colei e preguei umas ripas de madeira que se estavam a soltar no fundo , após isso colei o papel .
Após a cola secar , passei betume de Judeia para dar um ar mais envelhecido ao papel e e envernizei .
Logo em seguida fui cuidar do problema da fechadura em metal , ainda a original , mas tremendamente danificada , como não dispunha de uma fechadura nem vou precisar dela , remover a actual não valia a pena. Cortei apenas pontas mais salientes .
Separei umas pedras , amassei um pouco de epoxy e modelei a volta da fechadura de modo a cobri-la .
Após o epoxy secar , coisa que acontece rápido , pois só tem um período de 5 minutos para modelar após ter a massa estar homogénea , foi só pintar.
e está pronto para armazenar os meus tecidos de novo hehe !