Bom dia! Hoje está um belo dia de sol , parece que começou o verão de S.Martinho ! E junto com ele as castanhas e água pé ! Um bom Magusto para todos !
A necessidade de ter um portfólio e um catalogo ambulante logo me fez pensar que a solução seria um dossier . Um sitio onde com separadores organizo tudo no mesmo sitio , para melhor poder trabalhar quando estou fora do meu ateliezinho , e preciso mostrar na hora o meu trabalho .
Apesar de haver boas alternativas no mercado , ainda assim não me davam a facilidade dos fichários que vi da ultima vez que estive no Brasil . Por cá não existem !
Então não me fiz rogada novamente e pus mãos ao trabalho . Como aproveitar um dossier usado em bom estado , mas que precisa de uma cara nova e atrativa .
Para começara fazer a capa para o fichário , juntei a manta acrilica e fitas para a decoração .
Tirei o molde do dossier sobre a manta (com espaço a mais para dar espaço de manobra na hora de colar e adaptar ao dossier , tem que se ter em consideração que a estrutura da manta vai-se alterar devido as fitas), cortei e cozi a fitas sobre esse molde .
As fitas foram cozidas umas seguidas as outras num só lado delas , para dar o efeito que esta na fotografia em cima .
Após ter feito a aplicação das fitas retirei um novo molde do dossier .
Deixei espaço extra para poder fechar o fichário e as dobras para o interior do dossier de maneira a que não atrapalhe a escrita e deixe espaço suficiente para uma colagem segura .
Cortei as fitas que sobraram e guardei-as uma vez que podem ser uteis ainda !
Na maquina de costura com ponto zigzag passei por todo o contorno do molde . Quem tiver uma overlock , que não é meu caso , é bem mais simples , a costura fica mais perfeita e já corta a extremidade do tecido sobre a costura . Como eu tenho uma maquina simples com uns quantos pontinhos , fiz o zig zag bem apertado e cortei em seguida sobre ele , com o cuidado de não romper a costura .
Logo em seguida posicionei o dossier dentro do forro e assinalei o melhor sitio onde colocar o velcro que vai permitir fechar o dossier como uma pasta .
Para já fica assim . O próximo passo são umas alças que vai permitir um transporte muito mais confortável sem ter que precisar de andar com ela na mão ou a sobrar para fora da bolsa .
Arranjei essas alças de uma bolsa de desporto que não aguentou o peso e como as alças nunca eram usadas , estão novas . Precisava de umas presilhas e como tal arranjei umas argolas de strass que costumava usar para bordar e fazer acrescentos em chinelos e com fita de cetim castanho escuro bem larga preparei elas para serem fixadas no forro.
Ao fixar a presilha no forro usei o zig zag com ponto pouco largo , juntinho mesmo , para fixar melhor e aguentar o peso que o fichário irá receber .
Com a cola de contacto e a ajuda de uma espátula espalhei toda a cola sobre a capa exterior do dossier e centrei sobre o molde de maneira a ficar o mais direito possível .
Após o dossier estar assente sobre o forro com a cola faz-se o mesmo esquema para a parte de dentro .
Após ter feito a colagem do forro , como usei cola de contacto , assentei peso de livros para garantir que a cola adere como deve de ser e deixei com o peso sobre o fichário por 5 horas .
E ai foi só por de novo o meu material lá dentro e usar !
Aline Vieira | 13 de novembro de 2010 às 08:05
Que lindo! Parabéns mais uma vez, amei mesmo!
Ficou bem criativo e diferente dos padrões, a sua cara mesmo!
Quando vc chegar aqui vamos aproveitar os panos da dona Graça e fazer pra mim tb ta? rs
bjim