Reutilização de papel de revista e jornal

Já fazia tempo que andava a juntar num saquinho aqueles jornais e revistas para ir por no ecoponto , quando me deparei com um video super interessante num site de artesanato http://www.revistaartesanato.com.br/ de como fazer bonitas peças com papel .

Só é preciso fazer canudos com as folhas das revistas .

003

Cola-se as pontas dos canudos com uma mistura de meio de cola branca com meio de agua . Para começar a trabalhar os canudos é só achatar os canudos , passar a cola diluída sobre um dos lados e começar a enrolar .

008

Faz-se uma base , depois é bem fácil , para subir é so deixar um espaço para cima no papel e irmos enrolando . Para mudar a direcção é só colar por dentro , ai é só usar a imaginação .

010

Para trabalhar de uma maneira mais rápida e garantir uma boa colagem usei molas de roupa para manter o papel fixo ate a cola dar uma boa aderência , sem elas torna-se muito complicado , para evitar marcas na peça evitei deixar por muito tempo no mesmo sitio , alterando os pontos de fixação à medida que a peça vai subindo .

Depois dela pronta , passamos pela peça toda cola diluída e deixamos secar . No vídeo que tem no site mencionado em cima é muito esclarecedor , tem no you tube também .

Bem as peças conseguidas vão sempre da imaginação de cada um e comigo deu nisto , é um trabalho bem divertido e simples de fazer e as alternativas são sempre infindáveis .

014

Á quem deixe desse jeito mesmo e passe somente um verniz em cima , e o efeito é sem duvida muito bonito , porém decidi fazer um pouquinho mais nas peças e resolvi fazer uma pequena decoração para poder oferecer e ficar adequado à decoração que temos .

027

No pote apliquei um vermelho , fiz um molho de flores de papel de revista pintei de vermelho e dourado , colei com cola quente . Fiz uma trança com cordel onde inseri bolas de missanga transparentes e vermelhas ao longo da trança e fiz uma cintura ajudando a fixar o molho de flores de papel e uni as duas pontas numa trança .

030

Salpiquei com tinta dourado sobre o pote um pouco ao estilo de Jackson Polock , só para brincar um pouco. Envernizei e está pronto para oferecer a uma boa amiga .

017

018

Nesta fruteira pintei ela de dourado e com umas bonitas flores amarelas de papel que comprei numa loja do chinês bem barato o conjunto cerca de 2 euros fiz uma montagem com elas de maneira a fazer um bouquet que com os arames das flores e um pouco de cola quente fixei na peça . Passei verniz no final e o efeito é lindíssimo .

013

015

Nesta fruteira um pouco menor que a dourada , pintei ela de prateado e com papel fiz as flores que montei numa armação de arame e pintei em tons de magenta e prateado , usei esse arame para ajudar a fixar na peça junto com fita cor de rosa do qual deixei umas pontas soltas para dar um efeito decorativo . Ficou muito interessante também .

A próxima peça realmente foi uma ideia que me fazia falta , um cesto para arrumações , ideal para por dentro do armário onde parece que por mais divisórias que tenha nunca chega . Procurei exemplificar com umas bolsas lá dentro , mas pomos o que mais nos der jeito , o lema é organizar .

002

Pintei o cesto e a tampa em vermelho que era a cor mais excedente que tinha e dei umas salpicadas de dourado . apenas pus uma fita de cetim na tampa para a levantar e não acrescentei mais nenhum tipo de decoração visto que o objectivo é ficar dentro do guarda-roupa . Passei apenas o verniz em cima .

020

022

3 comentários:

  • Anónimo | 17 de janeiro de 2012 às 12:15

    ADOREI VOU TENTAR FAZER UM

  • Anónimo | 17 de janeiro de 2012 às 12:16

    QUAL E O NOME DESTE VERNIZ?

  • mafa | 19 de janeiro de 2012 às 11:53

    muito obrigado . são bastante faceis praticos e resistentes os cestos em papel . o verniz que eu uso é o verniz comum brilhante pr madeira , apesar que varia um pouco de acordo com a tinta que é usada para cobrir o cesto , se usar esmalte nem precisa de verniz , porem se for acrilico ja o aconcelho a fazer ate mesmo sem a tinta , so com aplicaçao de verniz fica muito bonito . um bom trabalho e espero que tenha ajudado .

Enviar um comentário