Aqui optei por encadernar umas sebentas . Cadernos úteis para guardar os mais variados apontamentos .
Aqui optei por encadernar umas sebentas . Cadernos úteis para guardar os mais variados apontamentos .
Foram vários os últimos objetos a serem remodelados . Infelizmente não consegui colher toda a metodologia de cada peça por falta de tempo , mas apresentarei um resumo do que foi feito em cada peça .
Conjunto em prata e preto
Este é uma conjunto de luminária , espelho e candeeiro de mesa , remodelados para caberem na decoração de um quarto .
Esta é a luminária antes de ser remodelada , ela foi pintada com tinta prata e decorada com colagem de pedraria e lantejoulas .
O resultado final foi este …
O detalhe da decoração …
O espelho no seu estado original …
Depois da decoração :
Feita com uma pintura em tinta prata e desenho simples em preto e aplicação de um sol em madeira pintado em preto e branco colado no centro superior do espelho .
O candeeiro de mesa no seu estado original .
Após a decoração ficou …
Assim , foi feita uma manga em tecido preto costurada com mais comprimento que o do proprio suporte do candeeiro para fazer o efeito de tecido folgado e estofado com missangas translúcidas bordadas aleatoriamente ,o abajur foi pintado com tinta prata e foi feita uma colagem com pedraria e lantejoulas para combinar com a luminária .
Conjunto Magenta e Prata
Este é um conjunto de espelho e candeeiro de tecto .
O espelho no seu estado original , depois da pintura ficou assim :
A pintura foi feita logo após lixar a tinta dourada que tinha anteriormente. Foi aplicada uma primeira de mão na cor prata , e na segunda de mão a tinta prata foi trabalhada em junção com a cor magenta , tentando criar um gradiente suave de cor de maneira a fazer sobressair os entalhes dos desenhos na madeira .Foram retiradas as pedras que estavam anteriormente coladas .
Parte superior da moldura do espelho:
Parte inferior da moldura do espelho:
O candeeiro original:
Depois da pintura:
Pote
Deste pote não tenho foto dele no seu estado original . Somente já em processo de transformação .
Foi lixado , aplicado uma primeira de mão de branco , logo em seguida foi aplicada uma massa de durepoxy para fazer os relevos , apos secagem do produto foi feita uma pintura com tons de vermelho , amarelo e prata em acrílico e aplicado o verniz por cima .
Acabado o resultado foi este :
Batizei-o de Solarium , por ter por inspiração o Sol.
Esta é mais uma luminária para decorar.
Resultado final:
No detalhe:
Este é um candeeiro de secretaria que era branco de origem e foi sobreposta uma outra pintura :
E mais peças virão a caminho , amanhã é mais um dia de trabalho .
Bom dia! Hoje está um belo dia de sol , parece que começou o verão de S.Martinho ! E junto com ele as castanhas e água pé ! Um bom Magusto para todos !
A necessidade de ter um portfólio e um catalogo ambulante logo me fez pensar que a solução seria um dossier . Um sitio onde com separadores organizo tudo no mesmo sitio , para melhor poder trabalhar quando estou fora do meu ateliezinho , e preciso mostrar na hora o meu trabalho .
Apesar de haver boas alternativas no mercado , ainda assim não me davam a facilidade dos fichários que vi da ultima vez que estive no Brasil . Por cá não existem !
Então não me fiz rogada novamente e pus mãos ao trabalho . Como aproveitar um dossier usado em bom estado , mas que precisa de uma cara nova e atrativa .
Para começara fazer a capa para o fichário , juntei a manta acrilica e fitas para a decoração .
Tirei o molde do dossier sobre a manta (com espaço a mais para dar espaço de manobra na hora de colar e adaptar ao dossier , tem que se ter em consideração que a estrutura da manta vai-se alterar devido as fitas), cortei e cozi a fitas sobre esse molde .
As fitas foram cozidas umas seguidas as outras num só lado delas , para dar o efeito que esta na fotografia em cima .
Após ter feito a aplicação das fitas retirei um novo molde do dossier .
Deixei espaço extra para poder fechar o fichário e as dobras para o interior do dossier de maneira a que não atrapalhe a escrita e deixe espaço suficiente para uma colagem segura .
Cortei as fitas que sobraram e guardei-as uma vez que podem ser uteis ainda !
Na maquina de costura com ponto zigzag passei por todo o contorno do molde . Quem tiver uma overlock , que não é meu caso , é bem mais simples , a costura fica mais perfeita e já corta a extremidade do tecido sobre a costura . Como eu tenho uma maquina simples com uns quantos pontinhos , fiz o zig zag bem apertado e cortei em seguida sobre ele , com o cuidado de não romper a costura .
Logo em seguida posicionei o dossier dentro do forro e assinalei o melhor sitio onde colocar o velcro que vai permitir fechar o dossier como uma pasta .
Para já fica assim . O próximo passo são umas alças que vai permitir um transporte muito mais confortável sem ter que precisar de andar com ela na mão ou a sobrar para fora da bolsa .
Arranjei essas alças de uma bolsa de desporto que não aguentou o peso e como as alças nunca eram usadas , estão novas . Precisava de umas presilhas e como tal arranjei umas argolas de strass que costumava usar para bordar e fazer acrescentos em chinelos e com fita de cetim castanho escuro bem larga preparei elas para serem fixadas no forro.
Ao fixar a presilha no forro usei o zig zag com ponto pouco largo , juntinho mesmo , para fixar melhor e aguentar o peso que o fichário irá receber .
Com a cola de contacto e a ajuda de uma espátula espalhei toda a cola sobre a capa exterior do dossier e centrei sobre o molde de maneira a ficar o mais direito possível .
Após o dossier estar assente sobre o forro com a cola faz-se o mesmo esquema para a parte de dentro .
Após ter feito a colagem do forro , como usei cola de contacto , assentei peso de livros para garantir que a cola adere como deve de ser e deixei com o peso sobre o fichário por 5 horas .
E ai foi só por de novo o meu material lá dentro e usar !
Este frasco de pimenta , é a reutilização de um frasco de vinagre .
A receita dessa pimenta é de meu marido , não pode ver um pezinho de pimenta que já as colhe e faz um novo preparado .
Este frasco foi uma bonita recordação de aniversário para um bom amigo , decorada com rede feita em corda fechada com a aplicação de dois rinocerontes em madeira e umas missangas largas , deixando ela bem apertada e devidamente ajustada .
Reforma de um blusão de ganga
Pois é , mais uma peça do armário que precisava de reforma .E eu este Inverno pelo menos para mim quero cor . É sempre bom ver em cada peça um desafio para transformar alguma peça em outra completamente diferente , e acima de tudo aproveitando , reciclando materiais que disponho em casa para o fazer .
Reformar é sempre bom , permite poupança visto que tenho menos necessidade de gastar dinheiro com novas peças para me sentir satisfeita no meu guarda roupa , é um óptimo estimulo à criatividade e permite um maior aproveitamento das peças de pano em nosso dia a dia . Se usarmos as nossas coisas até ao seu fim de vida acabamos por diminuir consumos e matérias primas que quer queiram , quer não , saem muito caro das entranhas da nossa casa , que é este nosso planeta Terra , esgotado e cansado .
Este é o blusão que vos estava a falar em cima . Já lhe faltava até um botão em baixo , e já só estava ali no armário por não ter outro sitio para o meter . Ganhei coragem , surgiu-me a ideia e pus mãos ao trabalho . Primeiramente tratei de lhe arrancar todos os botões dele .
Depois do banho de tinta em tons rosa , ele é desdobrado e passado a ferro .
Onde começamos por cozer os novos botões no casaco .Botões grandões e coloridos !
Precisei fazer uns ajustes à cintura e mangas .Deixei a cintura mais saliente apertando um pouco e avançando até ás mangas deixando-as ligeiramente a boca de sino.
Comecei a preparar a gola .Dentro dos materiais que tinha disponíveis , surgiu-me esta ideia , de usar trapilho para fazer a gola . Preparei uma base em ganga com o formato da gola e sai cosendo pedaços de trapilho por ali a fora de maneira a deixa-la estofadinha.
Antes de por a gola fiz um trabalho de patchwork e bordado com missangas na frente e parte trás do casaco .
O trabalho final ficou assim …
Porém não foi o único trabalho ao qual me dediquei neste ultimo mês . Oleei a maquina de costura olhei para os meus panos e pus ela para trabalhar …
Vestidos
Esta era uma tela , porém não uma pintura , uma impressão em tecido de algodão que era suposto estar numa parede , bem não comigo , passou-me várias ideias pela cabeça , ainda assim a que melhor me pareceu aproveitar o melhor possível o desenho .
De um pano tingido costurei também este modelito …
e das sobras fiz esta agenda , com 4 sebentas…
com folhas lisas sem pauta , ideal para esboços . E os próximos a aparecerem por aqui com certeza passarão por estas folhas !Um ano novo virá em breve e trabalho e ideias é coisa que não há-de faltar !
Afinal de contas tudo tem o seu uso , é só usar a imaginação!